Escolher sua língua preferida ->

Arat Dink, Serkis Seropyan, Karin Karakashli, Aydin Engin, todos membros da equipe do “Agos”, jornal semanal de Istambul, e Erdal Dogal, o advogado da família Dink, são acusados de “denegrir o sentimento turco”, de acordo com o artigo 301 do Código Penal da Turquia. Alguns podem pegar três anos de prisão se condenados. O pretexto da acusação é a publicação de uma antiga entrevista da Agência de Notícias Reuters na qual o recentemente assassinado Hrant Dink remete-se ao Genocídio Armênio.

Renomados escritores, catedráticos e jornalistas como Orhan Pamuk, Elif Shafak, Taner Akçam, Ragip Zarakolu foram acusados do mesmo crime nos últimos tempos. Alguns escolheram o auto-exílio e agora vivem na Europa, nos Estados Unidos e em outros lugares, temendo por suas próprias vidas, tentando escapar do destino que Hrant Dink teve.

Nós, abaixo-assinados, protestamos com firmeza contra o desdenhoso uso do artigo 301 do Código Penal. Sua aplicação demonstrou-se uma violação aberrante do exercício da liberdade de expressão e de pensamento. Internacionalmente não tem acrescentado nada além de escárnio, e localmente tem fomentado uma atmosfera de ódio e xenofobia. É uma lembrança dolorosa da insincera iniciativa das autoridades turcas de terem uma comissão mista de historiadores para estudarem o passado.

Em solidariedade com os estudantes, artistas, jornalistas, ativistas dos Direitos Humanos que buscam a liberdade de expressão e pensamento, fazemos um pedido às autoridades turcas para que removam este artigo draconiano de uma vez por todas, para sempre.
 

A PETIÇÃO JÁ ESTÁ FECHADO

View endorsements

 
Sua privacidade é garantida; além de seu nome e país, nenhuma outra informação pessoal será revelada a ninguém e não será utilizada sem sua permissão.

A lista compilada dos endossos será encaminhada à International Pen, em http://www.internationalpen.org.uk.
Obrigado pela sua cooperação.

Traduzido para o Português por Alex Barboza

 

Copyright © keghart.com, all rights reservedPowered by VarniTec Services